Por Luiz Fernando Alfrediano
O Governo Federal, por meio do Ministério da Igualdade Racial e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, divulgou recentemente a biblioteca sobre Tecnologias Digitais e Justiça Racial. Iniciativas como esta têm se popularizado e possibilita discutir manifestações de racismo na Internet ao redor do mundo.
No contexto brasileiro, a iniciativa surgiu no Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), criado com a finalidade de elaborar proposta do Plano Nacional de Comunicação Antirracista. A biblioteca inclui estudos, relatórios, resenhas e artigos acadêmicos construídos com a finalidade de amplificar a compreensão da sociedade brasileira sobre as diversas manifestações do racismo.
A biblioteca teve curadoria do pesquisador Tarcizio Silva, possui publicações brasileiras e internacionais, sobre temas como racismo algorítmico, impactos dos sistemas de Inteligência Artificial, discriminação nas redes sociais, interseccionalidade, brechas digitais, regulação de serviços de comunicação social, ciberativismo, proteção de dados pessoais e o protagonismo de lideranças negras.
Para acessar a biblioteca, clique aqui.