Por Marina Crivelli Simões
Nesta semana, o Legal Grounds Institute participou do Seminário “Interfaces entre Direito, Inteligência Artificial e Saúde”, organizado pelo Núcleo de Inovações Tecnológicas da Mackenzie Integridade, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Participaram do evento, representando o Observatório de Neurodireitos, os pesquisadores Humberto Fasano e Mariana Ruzzi, e a estagiária de pesquisa Marina Crivelli.
A programação do evento contou com três painéis. Os dois primeiros, intitulados “Desafios para Implementar a IA na Saúde” e “Ética em IA e Saúde”, reuniram especialistas das áreas do Direito e da Medicina para discutir as dificuldades na implementação da Inteligência Artificial nos sistemas de saúde público e privado, bem como suas respectivas implicações éticas.
O terceiro painel focou especificamente nos neurodireitos, com a participação dos pesquisadores do Legal Grounds Institute: a pesquisadora Mariana Ruzzi e Humberto Fazano, coordenador do Observatório de Neurodireitos do Instituto. A mesa também contou com a pesquisadora Sofia Marshallowitz e foi mediada pelo Marcelo Fonseca.
Em sua fala, Humberto Fazano apresentou um panorama sobre neurotecnologias, contextualizando informações importantes sobre suas principais características e a evolução das discussões sobre neurodireitos ao redor do mundo. Também defendeu a necessidade de leis que mitiguem os efeitos negativos das neurotecnologias. A pesquisadora Mariana Ruzzi contribuiu com suas reflexões sobre a interferência da neurotecnologia na autonomia da vontade dos indivíduos. Por fim, Sofia Marshallowitz trouxe à discussão uma perspectiva filosófica sobre a questão do livre-arbítrio.
O evento proporcionou uma manhã rica em conhecimento e aprendizado, com a participação ativa do público demonstrando interesse em debater temas extremamente relevantes para a sociedade atual.
Confira a integra do evento abaixo: