Por Francisco Cavalcante, do Legal Grounds Institute.
O Legal Grounds Institute participou, na última semana, do evento “Fair share e a sustentabilidade da infraestrutura digital”, organizado pelo IREE e pelo nosso diretor Ricardo Campos. O evento reuniu autoridades e representantes de empresas e da sociedade civil para debater as propostas do fair share, que visam incluir as plataformas digitais nos custos de atualização e manutenção das redes, hoje responsabilidade das companhias de telecomunicação.
A abertura do evento foi promovida pelo diretor do Legal Grounds, que destacou que aquele seria apenas o primeiro de vários debates a serem realizados sobre o assunto. “A discussão sobre o fair share surge na Europa, é um tema novo e o Brasil tem a oportunidade de participar do debate global. Estamos em um momento de construção jurídica que também toca questões de política pública”, disse Campos.
Também representaram o Legal Grounds Institute, na condução dos debates, as coordenadoras institucionais Bianca Mollicone e Maria Gabriela Grings, que atuaram como moderadoras dos painéis.
Participaram da discussão, nomes como Carlos Manuel Baigorri, Presidente da ANATEL, Walfrido Warde, presidente do IREE, Camilla Tapias, vice-Presidente da Telefônica Vivo, José Félix, Presidente da Claro Brasil, Paula Bernardi, Assessora Sênior de Políticas e Advocacy da Internet Society, Artur Coimbra de Oliveira e Alexandre Freire, Conselheiros da ANATEL e Cleveland Prates, professor da FGV.
As discussões estão disponíveis no canal do IREE, no Youtube, em: https://www.youtube.com/watch?v=VKufJIBX7j0
Confira alguns registros de nossa participação no evento.